quinta-feira, 12 de novembro de 2009

Senadores querem criar "Ministério da Amazônia"

Uma proposta no Senado pretende agrupar em um único órgão as principais ações do governo para a Amazônia. A ideia do "Ministério da Amazônia" foi lançada em 2005 pelo senador Valdir Rapp (PMDB-RO), e ganhou novos adeptos, como Geraldo Mesquita Júnior (PMDB-AC). Ele virou o relator do projeto que tramita na Comissão de Constituição e Justiça e já adiantou que dará um parecer favorável à criação da nova pasta. As informações são do portal Globo Amazônia.

Existem atualmente a Superintendência do Desenvolvimento da Amazônia (Sudam) e o Sistema de Proteção à Amazônia (Sipam), que foram criados para atuar exclusivamente na Amazônia, além de projetos especiais para a região espalhados por praticamente todos os ministérios. O senador Geraldo Mesquita, em entrevista ao Globo, afirmou que esses órgãos e programas não são suficientes para tratar de todas as questões amazônicas.

Para ele é seria necessário um órgão que tratasse com profundidade das questões de interesses da região e que centralizasse todas as ações de planejamento e de execução. Atualmente o governo já conta com mais de 40 ministérios e criar um novo "não faria diferença", acredita Mesquita. Segundo ele a diferença fundamental é que este ministério "sinaliza para os brasileiros que, pela primeira vez, a gente estaria direcionando uma atenção especial, um volume de recursos considerável [para a Amazônia]".

Ele também afirmou que a questão de orçamento para a pasta é "secundária". O primeiro passo seria fixar a questão política e depois serão reunidos os organismos que atuam na Amazônia para redirecionar as fontes de recursos.



Fonte: Amazonia.org.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário