terça-feira, 21 de julho de 2009

Polícia Civil faz balanço do combate ao tráfico de drogas no Oeste do Pará

Por: Manoel Cardoso (O Impacto)

A Superintendência de Polícia Civil do Baixo e Médio Amazonas continua as ações de combate ao tráfico de drogas na região Oeste do Pará. Um levantamento feito pela Polícia Civil aponta que de janeiro a junho deste ano foram apreendidos cerca de 112,253 quilos de cocaína em operações realizadas nos 18 municípios que fazem parte da área de jurisdição da Superintendência de Santarém.
A estatística mostra, ainda, que no período foram apreendidos cerca de 20,254 quilos de maconha e 532 gramas de crack. As operações resultaram, também, na prisão de 140 pessoas e a desarticulação de 51 “bocas de fumo”. Segundo a Polícia Civil, a cidade de Itaituba está fluindo entre as primeiras no tráfico de drogas, onde em apenas uma operação realizada em maio passado foram presos 11 traficantes.
O delegado Jardel Guimarães garante que no segundo semestre as ações de combate ao tráfico de drogas vão continuar em toda a região Oeste do Pará, tendo como meta, superar a marca de janeiro a junho deste ano. O delegado explica que a operação “Tempestade” realizada em Santarém no primeiro semestre desarticulou 22 “bocas de fumo” nos principais pontos de atuação dos bairros Nova República, Santarenzinho, Livramento, Rodagem, Caranazal, Uruará, Urumari, Maracanã e Alvorada. Já a operação “Mosaico” realizada também em Santarém, resultou na prisão de seis pessoas ligadas ao tráfico internacional de entorpecentes.
De acordo com Jardel Guimarães, a operação “Normandia II” realizada no município de Itaituba, também no primeiro semestre, deu cumprimento a sete mandados de busca e apreensão, culminando na prisão de pessoas ligadas ao tráfico de drogas em vários bairros daquela cidade, além de desarticular seis pontos de venda e distribuição de entorpecentes. Já em Alenquer, a operação “Normandia” deu cumprimento a oito mandados de busca e apreensão resultando na desarticulação de um esquema de transporte de drogas para outros municípios, onde havia o processamento local, distribuição e venda de drogas naquela cidade.
Jardel destacou, ainda, que em Oriximiná houve a apreensão de cerca de um quilo de maconha em uma residência utilizada por traficantes para venda e distribuição do material ilícito para as “bocas de fumo” daquele Município. Já em Monte Alegre, as operações resultaram na prisão de traficantes que fazem parte da rota internacional de drogas pelo leito do rio Amazonas, onde ocorreu a apreensão de quatro quilos de pasta-base de cocaína.

Nenhum comentário:

Postar um comentário